Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Maurícias

África, Maurícia

A Ilha Maurícia encontra-se no coração do Índico, a 800 km da costa de Madagáscar e está rodeada de uma barreira de coral, que faz com que o mar seja calmo e azul turquesa e as praias de areia branca. A vegetação é exuberante, a ilha está cheia de lugares históricos e há uma grande diversidade cultural e um povo caloroso e acolhedor à sua espera. O tempo é quente e agradável o ano inteiro fazendo com que seja possível viajar para a ilha em qualquer época do ano. É um destino ideal para lua-de-mel, casais ou para as famílias, sendo a diversidade de ofertas enorme. 

Conhecida pelos árabes desde o século X, mas oficialmente "descoberta" em 1505 pelo navegador português Pedro Mascarenhas, a ilha foi ocupada pelos holandeses (1598-1712), pelos franceses (1715-1810) e cedida à Grã-Bretanha através do Tratado de Paris em 1814. Tornou-se independente da coroa britânica a 12 de Março de 1992.

A melhor forma de conhecer a ilha é alugar um carro e desfrutar de uma viagem à sua medida.

A costa norte da ilha é o lugar mais desenvolvido, sendo a zona de Grand Baie a mais movimentada, com restaurantes e animada vida nocturna. Se gosta de festa e boa música, este será o local ideal para si. O sul tem uma paisagem completamente diferente do resto da ilha, com praias soberbas. Belle Ombre é a mais conhecida, com falésias como pano de fundo. A zona leste é marcada por enseadas e lagoas e é o local das melhores praias da ilha, sendo a mais conhecida a praia de Belle Mare. O oeste e sudoeste são a melhor zona para os amantes de desportos e natureza. É na península da montanha Le Morne que se situam alguns dos melhores hotéis.

Não deixe de visitar Port Louis, a capital da ilha e o melhor sítio para fazer compras. No mercado central encontrará artesanato local, especiarias e frutas. Pode apreciar alguns edifícios coloniais franceses, catedrais anglicanas, católicas e a mesquita.

Obrigatório visitar o Mare aux Vacoas, o maior reservatório de água natural da ilha onde se situa o Grand Bassin, um lago sagrado de fé hindu, o parque natural Black River Gorges e as 7 terras coloridas de Chamarel.

Mas há 2 experiências que não pode perder: a ilha paradisíaca de Ile aux Cerfs, que se visita de barco. Pode ficar a relaxar na praia, fazer snorkel, mergulho ou outras atividades aquáticas. A outra experiência única é um passeio de jipe ??pelas montanhas, que permite conhecer a ilha de forma diferente e ir a lugares inacessíveis de carro como a cascata de Tamarindo.

 

Informações úteis

Documentação necessária: passaporte válido pelo período da estadia

Visto: não é necessário

Vacinas: nenhuma obrigatória

Moeda: Rupia Maurícia (MUR)

Língua oficial: francês

Clima: a época alta ocorre sensivelmente entre Dezembro e Março, com temperaturas muito altas e turistas em excesso. É, no entanto, a época ideal para mergulhar, dado que a turbulência das águas é reduzida e a visibilidade excelente. No Inverno, as temperaturas rondam os 20 graus. É uma altura mais calma a nível turístico e com condições meteorológicas ligeiramente instáveis. É a altura ideal para a prática de desportos náuticos como o surf ou o windsurf.