Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Rotemburgo

Europa, Alemanha

«Gepeto era um carpinteiro que vivia sozinho e sonhava em ter um filho. Um dia, ele decidiu fazer um boneco de madeira, que ganhou vida graças ao seu desejo.

  • Serás o filho que eu não tive e vou chamar-te Pinóquio.»

     

Todos conhecemos o começo da célebre história da literatura infantil, escrita por Collodi, que assim se inicia. Quando Walt Disney decidiu recriá-la para o cinema de animação, em 1940, Rothenburg ob der Tauber foi inspiração para a aldeia do filme. Talvez por esse motivo aqui existam tantas lojas de brinquedos de madeira com as suas criativas montras. De facto, esta cidade consegue transportar-nos para um cenário de contos de fadas do nosso imaginário infantil, tendo aparecido em vários filmes de fantasia e animação.

 

A primeira impressão para quem chega é a de entrar numa aldeia de bonecas, em que tudo está perfeitamente preservado, organizado e primorosamente cuidado. Percebe-se bem porque faz parte da rota romântica da Alemanha.

 

A fundação da cidade muralhada de Rothenburg ob der Tauber remonta ao séc. XI. O nome Rothenburg ob der Tauber significa "fortaleza vermelha sobre o (rio) Tauber". Rot (vermelho) refere-se à cor dos telhados das casas e Burg significa povoação medieval fortificada.

 

Percorrendo as ruas dentro das muralhas, sentimos que estamos num eterno Natal. O casario colorido, as suas traves de madeira e os telhados angulosos, preparados para o deslizar da neve que, de vez em quando, faz a sua aparição. Hoje em dia, quase todas as casas contêm lojas ou pastelarias exibindo nas suas montras as apetecíveis Schneeball. Se escolhermos percorrer toda a muralha, respiramos o ar medievo que não a abandonou. Existe uma torre onde é possível subir para que toda a cidade e arredores se nos apresente num único olhar. Esta visão faz com que a cidade nos pareça de repente uma aldeia de bonecas pequenina.

 

Os nossos destaques para a sua viagem:

A igreja luterana de St. Jakob, construída no séc. XIV em estilo gótico, faz parte da rota de peregrinação para Santiago de Compostela.

Ao longo da muralha medieval observam-se placas com nomes e proveniências de pessoas que contribuíram para a restauração da mesma, após esta ter sido parcialmente bombardeada na Segunda Guerra Mundial.

As Schneeball são típicas desta cidade. Bolas de consistente bolacha, nas suas variantes principais de canela ou chocolate, são uma deliciosa bomba de calorias, que vale a pena experimentar pelo menos uma vez na vida. E quase se torna impossível não o fazer, pois elas espreitam em cada esquina.

Os principais museus da cidade prometem uma visita interessante: o Kriminalmuseum (museu do crime), o Puppen und spielzeugmuseum (museu da boneca e do brinquedo) e o Weinachtsmuseum (museu do Natal).

A festa anual Der Meistertrunk (o gole de mestre) tem origem numa lenda do séc. XVII (Guerra dos Trinta Anos) em que se conta que a cidade foi poupada da destruição porque o seu governador conseguiu beber de um só gole um copo com três litros de vinho, desafiando assim a proposta do general católico Tilly que pretendia incendiar a cidade.