Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Cabo Verde

África, Cabo Verde

O arquipélago de Cabo Verde, localizado no Oceano Atlântico, trata-se de um arquipélago de reduzida dimensão territorial (4033 km), repartido por 10 ilhas e oito ilhéus. Ao norte, as ilhas de Barlavento: Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia (desabitada e reserva natural), São Nicolau, Sal e Boa Vista e os ilhéus desabitados de Branco e Raso, situados entre Santa Luzia e São Nicolau, o ilhéu dos Pássaros, em frente à cidade de Mindelo, na ilha de São Vicente e os ilhéus Rabo de Junco, na costa da ilha do Sal e os ilhéus de Sal Rei e do Baluarte, na costa da ilha de Boa Vista; ao sul, as ilhas de Sotavento: Maio, Santiago, Fogo e Brava; o ilhéu de Santa Maria, em frente à cidade de Praia, na Ilha de Santiago; os ilhéus Grande, Rombo, Baixo, de Cima, do Rei, Luís Carneiro e o ilhéu Sapado, situados a cerca de 8 km da ilha Brava e o ilhéu da Areia, junto à costa dessa mesma ilha.

A menos de 4 horas de voo da América e da Europa, o arquipélago de Cabo Verde é um destino único e inesquecível para todos os que visitam as suas ilhas. Abençoadas pelo Sol durante todo o ano, têm na música, na cultura e na gastronomia os alicerces perfeitos para umas férias imemoráveis conjugados em perfeita simbiose com a tranquilidade típica dessas ilhas, onde a Morabeza, um termo que, como a portuguesa saudade, é intraduzível, é brindada e sentida por todos.

Cabo Verde é um país de contrastes, onde montanhas imponentes se diluem em planícies e onde o verde da vegetação se mistura com o castanho de uma paisagem quase desértica. Com excepção das ilhas da Boavista, do Sal e do Maio, o Arquipélago tem uma geografia montanhosa, marcada por abruptas falésias.

Com temperauras médias de água do mar entre os 22º e os 25º e temperaturas médias do ar entre os 22º e os 27º, o arquipélago de Cabo Verde é um autêntico paraíso para os amantes de sol e de mar. O seu clima quente e seco, moderado pelos ventos alísios, oferece condições ideais para a prática de desportos náuticos, desde o surf, o windsurf, ao mergulho, pesca e natação.

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

. Língua: a língua oficial é o português, usada nas escolas, na administração pública, na imprensa e nas publicações.; a língua materna é o Crioulo, em que é possível encontrar variantes nas nove ilhas habitadas. O crioulo está oficialmente em processo de normalização e discute-se a sua adopção como segunda língua oficial, ao lado do português;

.  Diferença horária: menos 1 hora no Outono e Inverno; menos 2 horas na Primavera e Verão;

. Saúde (recomendações): não são necessárias vacinas. De Agosto a Novembro, recomenda-se o uso de repelente;

. Vistos: é um documento obrigatório para todos os estrangeiros que entram em Cabo Verde, para fins de turismo ou de negócios. O visto é válido por um período de três meses e pode ser providenciado pelas agências de viagens no momento em que fizer a sua reserva. Para que isso seja possível, o viajante deverá ser possuidor de passaporte válido por um período mínimo de 6 meses após regresso ao país de origem. Deverá ter em atenção que, para que o visto seja tratado pela agência de viagens, o pedido deverá ser efectuado com um mínimo de 5 dias úteis. Em alternativa, terá ainda a possibilidade de obter visto à chegada a Cabo Verde, mediante o pagamento de 25 euros;

. Clima: as estações do ano são fundamentalmente duas: a das chuvas e a seca. A das chuvas vai de Agosto a Outubro, sendo que as ilhas mais acidentadas, como Santo Antão, Santiago e Fogo, beneficiam de maior pluviosidade. A seca vai de Dezembro a Julho;

 

ALGUNS CONSELHOS

. Consuma apenas água engarrafada;

. Todos os alimentos devem ser cozinhados, incluindo os vegetais;

. A fruta deverá ser descascada;

. Leve roupas leves e frescas de algodão e linho e um agasalho se viajar no Inverno;