Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Cuba

Caraíbas, Cuba

A República de Cuba é um país insular localizado no Mar das Caraíbas e composto pela ilha principal, Cuba, com uma superfície 104 945 km² (a 16.ª maior ilha do mundo), pela Ilha da Juventude, com 2200 km² de superfície e por outras ilhas mais pequenas. Havana, a capital, é a maior cidade do país, seguida por Santiago de Cuba. É um país com clima tropical, com uma estação relativamente mais seca de Novembro a Abril e uma estação mais chuvosa de Maio a Outubro.

 

A ilha de Cuba, a maior e a mais conhecida por turistas de todo o mundo, é formada principalmente por planícies onduladas, com colinas e montanhas mais escarpadas situadas maioritariamente na zona sul da ilha. O ponto mais elevado é o Pico Real del Turquino com 1974 metros de altitude.

 

Aqui está a magia das Caraíbas. Clima tropical, mais de 300 praias de areia fina e com mar translucido. Povo acolhedor e sempre com um sorriso que nos abraça e acarinha. História. Cultura. Isso é a "Autêntica Cuba".

 

 

Havana, cidade culturalmente rica, com arquitectura idilicamente combinada entre o estilo colonial e barroco, é, sem dúvida, imperdível de se visitar.

O Capitólio Nacional, o Museu da Revolução (antigo Palácio Presidencial), o Gran Teatro de La Habana, são apenas exemplos de alguns dos mais emblemáticos edifícios da capital cubana. A Plaza de La Revolución, uma das maiores praças do mundo, repleto de memórias daquele povo e onde Fidel Castro se reunia com regulariadade com mais de um milhão de cubanos em comícios e eventos, é outro local de passagem obrigatória quando visitar esta cidade. É também aqui que pode ver a biblioteca Nacional e a imagem de um grande ícone da história de Cuba, o revolucionário Che Guevara. Beba a riqueza histórica da cidade, dislumbre-se com a Catedral e delicie-se com um Mojito. Termine o seu dia com um passeio a pé pelo Melocon, avenida à beira mar com 8 quilómetros de extensão e deleite-se com um fantástico pôr-de-sol. É, por isso, o local por excelência dos apaixonados e dos poetas, fazendo com que se torne uma experiência etérea.

 

Varadero, uma das estâncias balneares mais procuradas da ilha de Cuba, é o local ideal para quem procura sol, excelentes praias e desportos náuticos.

Não deixe de visitar a pequena e pobre vila, onde encontrará pequenas feiras de artesanato essencialmente com produtos da terra e a preços bastante aliciantes.

Igualmente imperdível e por estar tão próximo de Varadero, será uma ida a Cayo Blanco de catamaran. Pelo caminho, é possível parar e nadar com os golfinhos; depois, quando chegar ao seu destino, descanse na sua praia idílica ou deleite-se no único restaurante do Cayo, com marisco fresco. Será, sem dúvida, a cereja no topo do bolo.

 

 

Para quem tem um espírito aventureiro e mais dias disponíveis, pelo menos 10 a 15, sugerimos o aluguer de uma viatura e fazer um "Fly & Drive". Desta forma, ao seu ritmo e ao som da música cubana consegue o melhor de ambos os mundos, a beleza de toda uma flora e fauna, a simpatia de um povo tão hospitaleiro, a diversidade de um destino tão rico tanto artístico como culturalmente.

 

Antes de partir de Cuba e iniciar a próxima aventura, não se esqueça de passar pela fábrica de tabaco e comprar pelo menos uma caixa de charutos com todo sabor a Cuba e, assim, trazer um pouco do país consigo.

 

Outros zonas do país com interesse histórico, cultural e turístico: Pinar del Río; Trinidad; Jardines del Rey; Holguin; Santiago de Cuba; Baracoa; Cayo Largo; Villa Clara; Península de Zapata; Santa Lucia; Camagüey; Las Tunas; Granma.

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Requisitos para entrar em Cuba

Os turistas de nacionalidade portuguesa deverão ser possuidores de um passaporte com validade mínima de 6 meses após data de saída do país a visitar, um bilhete de regresso e um Visto de Turista.

 

Transportes turísticos

Cuba tem excelentes serviços de táxi, assim como de aluguer de viaturas, carrinhas e motorizadas. Os autocarros de turismo em Havana, Pinar del Río, Jardines del Rey, Trinidad, Baracoa e Varadero cobrem a maior parte dos locais de interesse. Para excursões especiais, contacte a secção de turismo no seu hotel ou o representante do seu operador turístico.

 

 

Táxis

Os táxis turísticos, ou os táxis oficiais, têm tarifas de taxímetro que devem ser pagas em CUCs; paga-se a distância, não o tempo de viagem. Para viagens mais longas, pode negociar uma tarifa fixa.

Os Cocotaxis, motorizadas em amarelo brilhantes, com três assentos, podem ser encontrados na maior parte das cidades e são uma alternativa divertida ao táxi turístico; também são oficiais, mas não têm taxímetro.

 

 

Fotografia e Filmagem

Pode fotografar e filmar livremente, excepto nas áreas restringidas, como zonas militares. Os museus também têm regulamentos específicos.

 

 

Informação para Turistas

Existem 27 postos de Informação Turística distribuídos pelo país. Denominados como INFOTUR, oferecem informação turística gratuita, como guias, brochuras e catálogos.

 

 

Segurança

Cuba é muito segura. O país é extremamente familiar e as crianças são bem-vindas em praticamente todos os lugares. Mesmo uma mulher a viajar sozinha pode passear livremente pelas cidades e zonas rurais, com toda a confiança. Contudo, como é normal em qualquer grande cidade, há que ter alguns cuidados: segure a sua bolsa/mala nas áreas com muita gente; mantenha a sua carteira no seu bolso da frente; não deixe máquinas fotográficas ou outros valores sem atenção em áreas públicas

O número de telefone de emergência em Cuba é 106.

 

Seguro médico e Asistur

Desde 1 de Maio de 2010, os viajantes devem apresentar prova de seguro de saúde para entrar no país. Os viajantes sem seguro podem obter cobertura em Cuba através da ASISTUR SA www.asistur.cu, uma companhia de auxílio aos viajantes, que oferece seguro médico, financeiro e legal e de automóvel; lida com a viagem de regresso em caos de doença ou falecimento; auxilia na procura de bagagem perdida, obtenção de documentos de viagem novos e na reserva de avião e hotel. O serviço telefónico está aberto 24 horas por dia. Central de Alarme: (537) 866 8527, 8339 e 8920.

 

Serviços Médicos

Todos os hotéis tem médicos, como funcionários ou por chamada, garantindo os cuidados de saúde primários. Todas as principais áreas de estâncias também têm clínicas internacionais que tratam das condições médicas mais complexas. Estas clínicas estão espalhadas pelo país em Pinar del Río, Havana, Varadero, Cienfuegos, Trinidad, Cayo Coco, Santa Lucía, Guardalavaca e Santiago de Cuba.